sábado, 10 de janeiro de 2009

Como evitar o consumismo?





















Todas as ocasiões são propícias ao consumo: consome-se porque se está feliz, porque se está triste, para se estar com os amigos e com a família...E até se consome para além das possibilidades económicas, pondo em risco a saúde e o ambiente.


Como evitar isto tudo?


Adoptando comportamentos consumeristas, ou seja, consumindo de forma ponderada, racional e responsável.Eis algumas regras básicas:

- realizar um orçamento familiar;

- fazer sempre uma lista de compras;

- ponderar bem as compras que se fazem;

- reflectir sobre as mensagens publicitárias;

- informar-se sobre os seus direitos enquanto consumidor;

- lembrar-se que os empréstimos pagam juros;

- não "coleccionar" cartões de crédito;

- adoptar a regra dos "3 R"

- reduzir, reutilizar, reciclar;

- preferir produtos "amigos" do ambiente;

- dizer NÃO ao materialismo.

1 comentário:

Anónimo disse...

O consumismo é um prazer delicioso e é preciso estar atento a isso. Ás vezes somos consumista e nem percebemos. Um dia eu parei e me senti triste por não ter comprado algo que nem precisava e isso me fez analisar o que eu estava fazendo me minha vida. O melhor mesmo é consumir apenas o que precisamos.